terça-feira, 20 de janeiro de 2009



A camisa e o casaco

Antunes Ferreira
C
laro que sabem. Há três Beiras em Portugal: a Alta, a Baixa e a Litoral. Os beirões são excelentes – mas falam axim e dijem Bijeu. A malta gosta de contar estórias sobre eles, não tanto como as de alentejanos, mas é axim. Há umas xemanas estibe em Bijeu. Adoro a capital da Beira Alta, cidade que, ainda recentemente, e de acordo com um estudo da organização DECO, a Defesa do Consumidor, mais precisamente em 2007, é a melhor para se viver em Portugal. E foram analisadas 76…

Reza a lenda da cidade, que em pleno processo da Reconquista, um membro de um grupo de guerreiros ali chegado pelo lado oriental, onde se intersectam os rios Pavia e Dão, perguntou: «Que viso (vejo) eu?». Desta pergunta, nasceria o nome da cidade. Bonito, ainda que a História não o confirme. Como é o caso do Viriato, que tem estátua na cidade e tudo e não está confirmado nem tem certidão narrativa de idade. E eu ralado, como diria o Vasco Santana. Ponto parágrafo.

Devem ter reparado que abandonei os xxx e os bbb e os jjj. Continuasse axim, perdão, assim e estava o caldo entornado. E, por caldo. É a zona do Dão, um caldo de se lhe tirar o chapéu, tinto ou branco. Muito. A morcela ou a chouriça, fritas, o cabrito à padeiro, no forno, com batatinhas coradas, são os álibis para a vinhaça. Como o queijo da Serra que por ali é mato. Quem por ali anda, palavra de honra, e não a bebe, é uma besta quadrada – é como ir a Roma e não ver o Papa. Ou, no mínimo, a Praça de São Pedro. Para não falar na Capela Sistina e no Miguel Ângelo.

Não vim aqui, porém, para falar de tectos, ainda que este seja uma citação ou até uma excitação que atesta a cultura do escriba. Presunção e água benta, cada um toma a que quer. Toma? A propósito. Perorava sobre o sumo da uva, convenientemente alcoolizado e engarrafado. E não me digam que se trata de publicidade paga. Dão é a região demarcada – e marcas e rótulos são uma caterva.

Volto, pois, ao néctar e a Baco. Destas pomadas dizem que sei. A modéstia, aliás natural, impede-me de confirmar a afirmação, ainda que. De libações está o Inferno cheio, bem como de pretensões, arrogâncias, corrupções e afins. Para não citar os outros. Deixem que vos diga que dever ser muito melhor ficar sob o domínio de Belzebu do que ir para o céu. Este, ao que dizem, é uma pasmaceira, só nuvens, harpas e azul, naturalmente celeste. Em baixo, com as gatinhas que lá estão é a orgia permanente. Grande Satanás.

Pronto. Fico-me por aqui em matéria de Dão e vou ao âmago da questão. Escrevo muito bem – não escrevo? E sou recatado e puro e esbelto. Que não subsistam dúvidas, muito menos risinhos sarcásticos. Quem dá o que pode, a mais não é obrigado. Acabado o prolegómenos, vou direitinho à estória que recolhi em Viseu. Nas falas, com vossa licença, retomarei o sotaque supra mencionado. Maravilha. Sem ele, a coisa ficaria insossa, e o pessoal começaria no bocejo, agravante da falta que cometeria. Aqui vai disto.

Dois irmãos, rapazotes, o Manel e o Jaquim, tinham por hábito ir à fruta da vizinha, sem ofensa para esta e sem qualquer ponta de má intenção. A virtuosa Senhora, de missa e comunhão diárias, era proprietária de uma leira abonada, onde vicejavam árvores frutíferas as mais diversas, gama abençoada.

Num dia, chegados pelas matinas, subiram a um castanheiro, e, empoleirados nos ramos, enfardavam os frutos correspondentes. Já o ágape se aproximava do fim, e o Manel: «Ó Jaquim, eu cá comi mais castanhas do ca tu». «Não comeste, não xenhora»! Olharam-se, suspeitosos um do outro. «Comi, xim»! «Eu é que comi mais e nada de discuxões»!

«Olha mano: comi mais, comi-as ca camija». «Ora exa: poijeu comi-as co cajaco»! E ficaram nessa. Castanha tem película e tem casca: a camija e o cajaco. Camisa e casaco. Estes beirões…

Também publicado em www.aminhatravessadoferreira.blospot.com e www.cuaoleu.blogspot.com

34 comentários:

jorginho da hora disse...

Pois é, Henrique, aqui no Brasil todo mundo fala português, mas tem alguns sotaques bastante distintos também. Adorei o seu bom humor quando esteve em meu blog, e agora vendo o seus escritos, também gostei. Fiquei muito feliz de saber que vc é um escritor. Gosto muito de ler e amo os escritores.
Depois volto para filiar-me ao seu blog como seguidor. Aguarde.
Navegar é preciso!

Unknown disse...

Olá Jorginho

'tóbrigado.

Tens que visitar o meu blogue e alistar-te no Redimento dos Seguidores. Não aguardo coisa nenhuma. É jáaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!
É uma ORDEM!!! hehehehehe

Este blogue é de uma pupila minha, não muito simpática, muito menos bem comportada. A desgraçada não escreve absolutamente nada, daí que eu esteja cada vez mais convencido de que é... analfabruta.

Estou a brincar. É uma Senhora muito querida, simpática e dedicada, ainda um tudo nada louquinha. É o que se pode arranjar.

Fico à tua espera n'A Minhatravessaetc.com

Abs

Anónima Salina disse...

Jorginho

Não se deixe enganar!
O Henrique é, realmente, um escritor e um Mestre... mas tem muito mau feitio. Vá viu como ele me trata. Eu só o aturo porque sou muito fã da prosa dele. Enfim, cada um tem a sua cruz a carregar!!!
Mas, entretanto, passe no blogue "AMINHATRAVESSA", é de ler e chorar por mais.
Beijinhos
AS

Táxi Pluvioso disse...

Há a beira... mar donde partimos para civilizar o mundo.

Anónimo disse...

Antunes Ferreira
Em primeiro desejo agradecer sua visita e mensagem, isso que eu chamo de gente com classe e cultura, o que você escreveu, faz a gente revirar um mundo para saber quem é "o cara destas sabias palavras", você! Hoje visitando este seu espaço, e já vi que vou me dar bem com seus textos, mexem com a corrente sanguínea, indo do começo ao fim para saber como termina... Obrigada, com admiração, sua mais nova fã,
Efigênia Coutinho
Presidente Fundadora AVSPE
www.avspe.eti.br/

' Rôh disse...

Sempre bom vir aqui e ler os maravilhosos textos que vc escreve, esse, em paticular, muito bom. PARABÉNS.


Abraço, meu caro.



Roh

Sonia Schmorantz disse...

Mira-te pelo calendário da flores
Que são só viço e esquecimento.
Desprende-te dos ofícios do dia,
Apaga os números, os anos e anos,
Releva a data de teu nascimento.
E assim, por tão leve sendo,
Por tão de ti isento,
De uma quase não resistência de pluma,
Abraça o momento,
Te apruma,
Tome por bagagem os sonhos
E apanha carona no vento.

(Fernando Campanella)

um abraço e obrigado pelas visitas

Eduardo Marculino disse...

Parabéns pelo Blog.....muito bom ...estarei sempre voltando
...se tiver uma tempinho e quiser visitar o meu feijoada literaria o endereço é http://feijoadaliteraria.blogspot.com/
um grande abraço

Efigênia Coutinho ( Mallemont ) disse...

Antunes Ferreira, adorei ler hoje A GRIPE E O FEIJÃO, você quando escreve, fascina que o lê, eu fico aqui colada , lendo e relendo, pois é nas entrelinhas que estão suas linhas ditas.
Grande Antunes Ferreira.
Vou deixar um link de um Soneto meu, para descontrair, quem estiver contraído?
Efigênia Coutinho
http://www.avspe.eti.br/efi4/aviao/flugzeug.gif

Efigênia Coutinho ( Mallemont ) disse...

SEGUE O LINK CORRETO, SAIU O DA IMAGEM DESCUL-ME ESTÁ FALHA DE LINKS, EFIGÊNIA
http://www.avspe.eti.br/efi4/aviao/index.htm

Solange Maia disse...

Henrique,
Antes de mais nada beijo para sua Raquel ! Sou sua fã, mas tranquilize-a (risos) pois tenho do lado de cá meu amado e compnheiro que me aguenta também há bons 13 anos...
Amei sua visita, fiquei honrada, viu ? E acompanho-o agora e sempre...
Beijo,
Solanginha !

http://eucaliptosnajanela.blogspot.com

Ale e Deka disse...

Que lindo seus escritos!
Com delicadeza, humor, alegria!
Uma mistura boa!
[Deka]

Cleo disse...

Não dá prá deixar de sorrir lendo-te, humor e história se fundem neste texto. Adorei. Amei o anterior da gripe e feijão. você é demais,
beijos e bom fim de semana, bom não, um extraordinário fim de semana, iluminado.
Cleo

Saara Senna disse...

Olá Henrique!
Muito gostoso ler seus escritos, você tem um ótimo senso de humor!

Ok, ja estou te acompanhando!

Beijo grande :)

Sonia Schmorantz disse...

A palavra mágica
dorme na sombra
de um livro raro.
Como desencantá-la?
É a senha da vida
a senha do mundo.
Vou procurá-la.
Vou procurá-la a vida inteira
no mundo todo.
Se tarda o encontro, se não a encontro,
não desanimo,
procuro sempre.
Procuro sempre, e minha procura
ficará sendo
minha palavra.

Carlos Drummond

Lindo domingo!
abraços

Unknown disse...

Pessoal da pesada!!!!!!!

MUITO OBRIGADO A TODA/OS

Quero deixar aqui um P=E=I=D=O (PORRA! COM MAIS UM D!!!!):

P=E=D=I=D=O

ESTE BLOGUE É DA ANA...ÓNIMA SALINA, AINDA QUE NÃO PAREÇA. MAS É MESMO!!!!!!!!!!!!!!! Eu limito-me a culaborar, com o, aqui, dado que a Salina é uma Amiga do peito e consigo aturá-la como minha (in)subordinada há mais de 276,9 anos, tinha ela, tadinha, 16zinhos...

PORTANTO, P=E=Ç=O-V=O=S QUE SE DIRIJAM SIL US PLAU AO aminhatravessadoferreira.blogspot.com
quando quiserem transmitir-me alguma coisa, postar um cumentário, com o, ou mandar-me à mer...cearia Secos&Molhados. A Gerência agradece.

Unknown disse...

Pssst, Táxi

Pluvioso tempo este! Segue, sff, o post acima. Obgd

Abs

Unknown disse...

Efizinha

Os teus desejos, para mim, são ordens! Segue, sff, indicação acima. Obgd

Qjs

Unknown disse...

'Rôh

E será sempre ótimo (nv. Acd Ort, nós escreviamos óptimo) que passes a ir sff à A MINHA TRAV... etc.com
Obgd

Abs

Unknown disse...

Sóniazeca

Espero-te na Travessa
do Ferreira que sou eu
não precisas que te peça
- tu és nobre, eu sou plebeu

Qjs

Unknown disse...

Geógrafo Vestibulariano

Finalmente cheguei aqui e vi o que me sugeres. Já lá vou. E, sff, segue as indicações gerais. Obgd

Abs

Unknown disse...

Mony, mony

Nem posso esperar. Desde o dia do post que aqui não vinha. Agora vou já ao teu.

E sff, segue as indicações gerais.
Obgd

Qjs

Unknown disse...

Efigeninha a) & b)

Tudo ótimo. Vou cumprir à risca o que me ordenas! Eu sou assim - muito obediente e cumpridor, como o Bobby Lobo d'Alsácia

Mas, sff segue as indicações gerais. Obgd

Qjs

Unknown disse...

Manzas Amigo

~Só agora aqui cheguei
sem saber que te encontrava
As desgraças queu passei
pois que chovia à brava!

Segue as ind etc. Obgd

Abs

Unknown disse...

Deka

E o Ale? Gostaste? Ainda bem. Queres mais? Segue as indic... etc. e obgd.

Qjs

Unknown disse...

Solanginha

Estou completamente derretido... por ti. Isto, nat'ralmente, caso não digas nada ao teu maridinho que, se calhar é matulão.... hihihihihihi

E, pelo sim pelo não, transmiti à Raquelinha os teus comprimentos e larguras.

Para a próxima - hoje ainda... - segue as indic... Obgd

Qjs

Unknown disse...

Querida Cleo

Olhos & leque, que caloraça. Já nem sei que te diga. Sou assim, um pinga amor envergonhado e tímido. Se não fosse....... hahahahaha

Recomendo-te que sigas as ind... Obgd

Qjs

Unknown disse...

Saarita bonita

Que ganda senna, isto é verdade, mas o keukeria escrever era cena...

Não me faltes, jeitosa. Se não, atiro-me de cabeça dum rés-do-chão baixinho!!!!! hehehehehe

Não voltes aqui, amorzinho. Segue IMEDIATAMENTE o caminho para a Minha Travessa. Ogdd. Ai de ti que não o faças!!!!...

Qjs

Unknown disse...

Querida Sonia

Vê lá tu: conheci pessoalmente o nosso Carlos Drummond, no Rio. Estive à conversa com ele, em sua casa, mirando o calçadão que ele tão bem desenhou. Vida. Recordações.

E, não te esqueças: segue as indic... Obgd 2

+ Qjs

Unknown disse...

Ana...ónima

Se por acaso vieres aqui ao teu - há 254 e 3/4 anos que não pões os pés cá... - verás o desafio que te lanço n'A Minha Travessa etc. com. E espero que o ceites. E livra-te de não reemendereçares os cumentários fór mi déte arraive iare. Ai quile iu!!!!!!!!!!!!!

Béste camplimentes

ANTONIO SARAMAGO disse...

Com todo o prazer meu caro, seguirei o seu interessantissimo blogue e só por falta de tempo ainda não tinha comentado.
É verdade o que você expressa no comentário, mas nem toda a gente sabe dar o valor a quem sofreu na pele.
Até muitissimos que lá foram, foi como que para passar umas férias, pois nunca souberam o ke foi guerra.
Obrigado e voltarei.

Felipe Attie disse...

Então, seguidor Visceral... Agora, todos os domingos eu assinarei uma coluna na revista digital Os Armênios (www.osarmenios.com.br), onde postarei textos e quadrinhos de minha autoria. Se tiver saco também, dê uma conferida no Visceral Literário(www.visceralliterario.blogspot.com), pois eu transferi todos os meus quadrinhos pra lá. Obrigado e até...

Pedro Luso de Carvalho disse...

Caro Antunes Ferreira:

Tivesse eu lido “A Camisa e o casaco” sem conhecer um pouco do currículo de seu autor, estaria curioso para saber quem seria o dono desse estilo enxuto, cadenciado e envolto num humor na medida certa, quase não se fazendo notar ao longo da prosa.Além disso, esse texto deixa claro que o seu autor conhece tudo sobre a arte de escrever.

O pouco que conheço do currículo de Henrique Antunes Ferreira: jornalista, que como ele diz, é “agora reformado, mas sempre o fui, sou e serei”; e, no exercício do jornalismo, foi Chefe da Redação do “Diário de Notícias”, o mais importante jornal de Portugal.

Além de Jornalista também é escritor: publicou «Morte na Picada»; trata-se de um “livro de contos sobre a guerra colonial em Angola (1966/68) em que, infelizmente participei”, explica Antunes Ferreira.

Não tenha dúvida de que virei aqui mais vezes.

Um abraço.

Pedro.

Unknown disse...

Henrique, meu amigo! Adorei seu blog e voltarei mais vezes e lerei outros posts, pois embora tenha captado o seu excelente humor e o espírito da postagem, muita coisa não me é familiar. Bairros, Dão... enfim.. vou pesquisar sobre Portugal.
Gostaria muito de ter ido aí quando estive na Europa. Mas se houver outra oportunidade, com certeza irei.

Um abraço

Mirse