O herói das avenidas
Antunes Ferreira
Crispim da Conceição, quando gaiato, sonhava ser o que quase todos os putos queriam, aviador. Aviador de balcão, gozava o Trindade, filho de pai ex-rico, que já andara no Valsassina, mas se encontrara depois na Escola Primária 127, ali ao Arco do Carvalhão. O merceeiro seu progenitor, Joaquim da Conceição, Jaquim para os amigos e para os mais chegados, naturalmente a sua patroa Lurdes o tratava assim, dera com os burrinhos na água quando o Guedes lhe trespassara a leitaria. E o moço que ansiava pela Força Aérea, ficara-se pela primária, em terra, não descolara.
Bom negócio, homem, bom negócio, olha lá só com os rabuçados da bola fazes uns larguíssimos carcanhois. Dois, um tostão. A caixa cheia, as cadernetas, a cola para colar os papeizinhos, as trocas e, finalmente, o número da bola, o único, que completava um só álbum, uma página para cada equipa 11 mais oito suplentes, o treinador, vinte quadradinhos que aliás eram rectangulozinhos onde se pegavam a cola de farinha os ases. A cores. Dizia o Guedes. Depois, fora o que se vira.
A vida põe e um qualquer deus dispõe. Hoje, Crispim é motorista da Carris. Dos articulados, os primeiros tinham sido os Ikarus, húngaros, sabe-se lá porquê. Do alto da mecânica criatura, agarrado ao volante, sentira-se, a princípio, como se tivesse alcançado o céu – voando. Não tirara o brevet, mas tirara a carta de condução, profissionais. Legal, em escola de condução. O Sarzedas, malandro confesso, ironizava sempre: tirar a carta de condução, a quem?
Mas as perigosíssimas nuvens tinham-se adensado, tornado mais carregadas. De cirros brancos tinham passado a cúmulos negros, envolventes, asfixiantes, densos. Do fumo dos escapes, quem sabe? Ele estava certo, no entanto, que elas se lhe tinham alojado na alma. Isto é, no sentir quotidiano porque a alma já dera o que tinha a dar.
O tráfego na cidade é uma babel permanentemente infernizada, mas que não vem abaixo, não rui, não se desmorona. E os condutores que são parte essencial desse malfadado trânsito (os que circulam a pé também, mas sem estatuto) uns camelos, criminosos, pelo menos em intenção. Homicidas involuntários? Nada disso. Falhados, falhadíssimos, mas bastas vezes acertando nos infelizes que se davam ao cuidado de atravessar nas passadeiras.
Os tugas consideram-se os melhores do Mundo e arredores na circulação auto, onde quer que seja, de avenidas a autoestradas, de becos a travessas, passando pelas pontes e pelos campos dos todo-terrenos. Autoridades circulantes, especialistas em velocidades, dominadores dos aceleradores, muito em especial imperadores nas rotundas.
Sinais de trânsito – para quê? Só atrapalham, estacionamento proibido, proibido virar à direita, à esquerda, quiçá ao centro. Triângulos de advertência, desnecessários. Limitadores de velocidades, lá vem o proibido. E que dizer dos sentidos proibidos? Só umas bestas se lembrariam de colocar tal sinalefa vermelha. E, como toda a gente sabe, o fruto proibido é o mais apetecido. Não ultrapassar no traço branco, ora é aqui mesmo que avanço, o gajo da frente é uma lesma, para caracol só lhe faltam os pauzinhos ao sol.
A cara-metade afirma, convicta que ele é o verdadeiro herói das avenidas, o Batman ao pé dele é somente um ajudante de auxiliar de praticante, Mas, Crispim confessa-se um cornudo das rodovias citadinas. Os outros, todos os outros, passam a vida a tentar enganá-lo nas minudências da embraiagem, nas subtilezas dos piscas, na arbitrariedade dos máximos, dos médios e, até, dos mínimos, para não falar nos farolins trazeiros/vermelhos, nem pensar nas luzes de estacionamento. Dos travões – nem pó.
Todavia, o homem que queria ser piloto de avião e hoje pilota machimbombos não pode desabafar com a Lurdecas. Ela está no campo oposto, na trincheira inimiga, faz parte dos deserdados da sorte mecânica, da sarjeta das viaturas, vulgo peões. Ela é mais peoa, mas um dia, sabendo como ele se autoclassifica, ainda a apanha na cama com outro… condutor.
(Também publicado no meu http://aminhatravessadoferreira.blogspot.com e no http://cuaoleu.blogspot.com, onde tal, como neste, apenas colaboro)
72 comentários:
Olá, parabéns pelo blog...gostaria que conhecesse o meu blog/pórtfolio profisional...quem sabe não consegues um trabalho para mim por aí. sou de Campos dos Goytacazes . Rio de Janeiro . Brasil...Clique: http://www.sergiorobertocardosomoreira.blogspot.com/
Hola, pasando a saludar y tambien para invitarte a que pases y veas mi blog a ver si encuentras algo de tu agrado y si te gusta intercambiemos enlaces, una suerte de fucionar dendritas o algo asi diria yo,je.
Saludos y hasta la proxima.pti
A PlayStation mudou tudo nas novas gerações.
Os lusos são melhores em tudo. No trânsito e no resto. Foi o Salazar que lhes deu a História, o pequenos na Europa, grandes no mundo, com heróis de três em pipa.
A vida brinca com a gente, não é meu amigo!
Mas no final, dá tudo certo. MAKTUB.
Abraços
Mirze
parabéns pelo blog!
beijinhos e um excelente fim de semana
maria{SS}
~Um belo conto.
Beijos
Cleo
Obrigada por assinar meu guestbook, adorei.
Beijos.
Cleo
Então não há mais?
Aqui deixo fotos de cidades que apagaram a luz naquela manifestação ecopateta de salvar o planeta. Uma matéria para falsas soluções e novos impostos, mas da causa real do problema, o excesso de população, ninguém fala, enfim... Clicar sobre a imagem para ver o antes e o depois.
Olá!!!
Meu nome é Milla e sou do Rio de Janeiro.
Sou atriz mas atualmente trabalho em um escritório na parte de Logística.
Dizem por aí que sou poetisa também...
Gosto muito de prosas, as tuas são ótimas!
Esta então está uma brincadeira linda e gostosa de palavras.
"A vida põe e um qualquer deus dispõe."
Isso é a máxima verdade de tua prosa!
E espero ler outras e outras aqui neste teu espaço que além de inteligente por demais, é acolhedor!
Um dia poderímos juntar minha poesia com tua prosa e criar um novo estilo literário... Que tal? rsrsrs
Obrigada pela visita na Fábrica de sonhos! Espero que volte!
Parabéns pelo blog!
Um beijo meu...
Fabricante...
Antunes querido, que bom que foi me ver e me deu oportunidade de te conhecer melhor. Já vi que por aqui terei muito o que ler e arpender.
Quanto ao seu comentário, que bom que concorda comigo, e homem e mulher, foram feitos para o amor e jamais para a dor, não, é?
Portanto estamos per- seguindo um ao outro e vamos falar sempre, se Deus assim desejar, e parabéns pelo casamento duradouro! Vc está certíssimo.
Um beijo e boa quinta-feira!
CON
Antunes pelo amor de Deus, estive aqui logo em seguida de vc ter ido me visitar, fiquei emocionada com seu comentário e veja a data que deixei aqui... Apenas não sei em qual blog vc está, pois temm tantos....
Imagina que eu blogueira e apaixonada por isto aqui, deixaria de te responder. As vezes demoro um pouco pelo fato de ter muitos amigos, mas veja bem, aqui sou até sua seguidora, desde o dia primeiro que me visitastes... Ora ora, veja aí!
Um beijo imenso e bom final de semana, CON
Pssei por acaso depois de ter visto um link com o teu nome.
Também estava no DN em 90/91 lembro-me perfeitamente de ti e de algumas conversas naquela redacção do últmo andar provisório.
Eu do lado dos homens do clic( era o mais caloiro e até me tratavam por menino autofocus (Aguiar, Farinha e companhia...eheheheh) e tu do lado dos da pena.
Voltarei a estes teus domínios com agrado.
Visita-me também.
Abraço
Miguel
Caro HAAF:
Já por cá tinha passado a admirar estes escritos notáveis que por aqui publica.
Não conhecia o seu trabalho e confesso-me impressionado
Voltarei, não com a regularidade que desejaria, que, para mal dos meus infinitos pecados, sobra-me muito pouco tempo para a blogosfera.
É do Funes para a Casa dos Discus, da Casa dos Discus para o Funes.
De qualquer modo, "muchas gracias" pela sua visita e olhe que o meu San Isidro é outro...
Explico lá no coiso.
Quando não tiver nada de interessante para fazer, faça a fineza de ir ver.
Saudade de vir aqui e ler você.
Continuas a escrever mto beem^^
Abração~
...lo primero de todo agradecerte tu comentario en mi blog tan rico de matices y de lo cual estoy orgulloso de tenerte conmigo, pues la vida esta dentro de ellos como lo es ahora en estas sentidas palabras llenas te ternura y emocion...desde ni alma ala tuya siempre...joser amon.
...lo primero de todo agradecerte tu comentario en mi blog tan rico de matices y de lo cual estoy orgulloso de tenerte conmigo, pues la vida esta dentro de ellos como lo es ahora en estas sentidas palabras llenas te ternura y emocion...desde ni alma ala tuya siempre...joser amon.
Uma escrita viva, vibrante, viperina, verdadeira. Gostei, li o post a sorrir. Da próxima vez que entrar num autocarro da Carris vou olhar para o condutor com outros olhos :P
obrigada pela visita ao meu modesto blog
Nõa deixe o seus leitores sem informação! Estive por aqui em visita ao seu blog! Abraços Ademar!!
Muito legal, a vida..
um beijo, CON
antunes! não tenho conseguido entrar na sua página http://aminhatravessadoferreira.blogspot.com/ !!!!
deve ter em atenção o peso dos seus textos. tente reduzir as mensagens que surgem em primeiro plano.
já me aconteceu a mesma situação a uns tempos atrás.
boa semana!
Descobri você lá no blog do profeta, adorei conhecer este lugar inteligente.
Uma boa semana para você
Deixo aquí cumprimentos de uma humilde mulher uruguaia que tenta escrever portugués e gosta de ler coisas interessantes!
Acabei de ler o divertido conto "O heroi das avenidas", escrito com inteligência e humor. Parabéns.
Abraço do
Tio Ruja
Bom dia.
Olha só que história maravilhosa, ter o imenso przer em ter conhecido Mário Quintana. Muito bom saber. Estou aqui para agradecer suas palavras carinhosas, gostei de tê-lo conhecido.
Aproveito para convidar a conhecer meu outro blog - FOI DESSE JEITO QUE OUVI DIZER. O link está logo embaixo.
Fique com a Paz Profunda e, cetramente, conversaremos mais vezes.
VOLTAREI.
http://www.silnunesprof.blogspot.com
A avaliar pela foto da Lurdecas... não me parece improvável que o Crispim a vá encontrar um dia destes, deitada com outro... para cúmulo, um piloto de jactos supersónicos...
;)))
Feliz páscoa e paz no coração!!!
Motoristas - uma classe de profissionais que contribuem em muito para o progresso econômico de qualquer país e que merecem o nosso respeito. Gostei muito do conto. Seria muito cômico, se não fosse trágico, também...
João
Boa tarde.
Caro amigo Antunes. Foi uma honra recebe-lo no meu cantinho.
Muito obrigada pela visita e pelo comentário.
Seu blog é lindo! Já estou seguindo, e voltarei com mais calma, para me deliciar das suas escritas.
Um grande abraço.
Caro Henrique,
Cá estou! Visitando, lendo e seguindo seu blogue;
Abração!
Cesar Cruz
Olá! Obrigado pela visita. Seguirei e voltarei a visitar seu espaço. Grande abraço.
Bom dia caro Henrique
Para que servem essa tecnologia e nosso desejo de ler e escrever e com isso aumentar nosso conhecimento, nossos contatos nesse mundo, cujas fronteiras são feitas, infelismente apenas pela diferença sócio-econômica?
Mas quando realizamos a nossa parte, estamos quites, com nossa parcela social.
Estou copiando tua crônica para ler com atenção e comentar com mais tempo.
Hoeje entrei para deseja-te boas-vindas ao meu Blog e confirmar que nosso amigo Calmon é um promovedor de boas amizades e interlocutores.
Um abraço
Salete
Henrique, adorei o seu espirituoso comentário. Sou neto de um portuga. Meu avô veio para o Brasil com 17 anos. Prazer em lhe conhecer, Henrique. Obrigado por sua atenção e espero que este seja apenas o primeiro de muitos contatos.
Abraço do Jefhcardoso do Brasil!
hola, me sorprende tanta magia,en la palabras,en los versos,me gusta como escribis, me gusta como decis las cosas, me ENCANTO POETA, tu canto!
un abrazo limitado
lidia-la escriba
Gracias Henrique por haber visitado mi blog... tienes un blog muy interesante... Acerca de tu castellano te digo que está bien, lo único en lo que te expresaste mal es en decir que mi blog te había caido "fatal"... fatal proviene de fatalidad, malo, desagradable etc..... jajaja.... Gracias otra vez por honrarme con tu presencia en mi blog Henrique.
Obrigada pela visita e comentário
Tive um bom momento ao estar lendo-te.
Um belo conto, crônica e fala de uma imensidão de humanos que por algum percalço não seguiram e persegiram seus ideais.
Gostei de teu bom humor e voltarei sempre.
Beijos
Ola! Estou passeando por essa Casa e já encantada. Saudades da época dos 'tostões', dos albúns, das trocas de figurinhas, que texto lindo e encantador! Já o copiei com todo respeito para te-lo comigo. Obrigada. Já seguidora de carteirinha.
Com carinho,
Sílvia
http://www.silviacostardi.comPS.: Se desejar passe lá em Casa. Pode passear e deixar um retalho. ficarei feliz!
Hola Enrique gracias por visitar mi blog y dejar tu huella escrita en el, en tu blog amigo .
Desde este momento soy como tu bien dices en mi blog en el comentario perseguidora tuya jajaja.
Un placer leer tu blog y seguir tus post .
Abrazos de MA para ti amigo bloguero y te diré que tu castellano escrito es muy bueno .
Hoy es el día internacional de los blog , y de los blogueros felicidades a ti y a todos tus amigos y seguidores de tu blog y de todos los blog .
Besos de MA para ti.
Hola amigo bloguero.
Enrique estas premiado en el Día intenacional del blog 2010, puedes pasar a recoger el premio al blog de MA ,tu blog amigo mil gracias y felicidades .
Un abrazo de MA para ti .
Histórias que nos estimulam a curiosidade...bem escritas...
Parabéns
Abraço
Olá, amigo!
Outro conto bem humorado...
Você tem um jeito muito especial de escrever... fico curiosa para ver o desfecho... sempre.
Beijinhos.
Brasil
Olá, amigo!
Você sumiu!... espero que esteja bem de saúde e toda sua família também...
Aguardamos seu próximo conto ou crônica.
Beijinhos carinhosos.
Brasil
felicitaciones por el post y un saludo!
Meu caro, também Ferreira,
Já vi que tenho perdido uns artigos bem porreiros para comentar.
Neste Outono tenho andado particularmente ocupado. Também inscrevi-me como seguidor de muitos blogs e perdi-me. Vou selecionar.
Vou estar mais atento.
Abração do mafioso
JF
Vim agradecer a visita e conhecer um pouco daqui. Um conto citadino com uma escrita muito bem cuidada. Gostei!
Abraço
Mais logo eu volto, para ler e comentar.
Vim visitá-lo e gostei.
Você tem uma escrita instigante e com um humor refinado.
Certamente virei outras veses visitar todo o seu material postado. Pelo que vi, tenho certeza que me deliciarei.
abços
Muito bem urdida esta escrita entre o prosaico e o humorístico.
Vim das interioridades para aqui porque gostei do comentário que lá deixou. Ainda bem que fiz esta viagem.
Texo maravilhoso, adorei. A sua escrita é talenosa, a narrativa perfeita e, deixou-me preso ao seu desenvolvimento.
Voltarei regularmente.
Manuel Aldeias
Passando par deixar os votos de um Luminoso Natal!
Delicioso.
Maria
Penso que é a primeira vez que venho até seu espaço. O que li, aqui, gostei e vou ser seu seguidor. Seja meu também em:
www.congulolundo.blogspot.com
www.minhalmaempoemas.blogspot.com
www.queriaserselvagem.blogspot.com
Um abração e tudo de bom.
Olá venho conhecer seu blog, estou adorando tudo que aqui leio!
Quero aproveitar e convida-lo a conhecer o meu blog, Alma do Poeta.
Um forte abraço!
Parabéns pelo blog. Amei sua frase sobre INTERESSES "Tudo menos futebol". Eu também não curto muito, não. Conheci teu blog por meio do Manuel Almeida. Fiquei curiosa, dei uma passadinha e já estou aqui como sua seguidora. Depois, voltarei com mais calma pra "melhor degustar" o blog.
Ah, sim, sou filha de português (já falecido) de Barcouço, 5 km de Coimbra. Mais um bom motivo para seguí-lo ainda mais que já estive nesse Portugal marvavilhoso por 4 vezes. Um grande abraço.
P.S. Qdo quiser dê uma voltinha nos meus blogs : Amadeirado http://amadeirado.blogspot.com e Além das nuvens http://alemdasnuvens2011.blogspot.com
superb
Caro Hemrique.
Gratíssima pelo breve comentário deixado por ti em "Noite"..na minha casa virtual de palavras. Aos poucos e com calma, estou percorrendo as janelas virtuais de teus espaços/blogs para conhecer tua prosa. Pelo pouco que li já pude constatar a qualidade de tua Lavra e de tua tenacidade como escriba. Conheça mais de Mim.. pelo Sr.Google. farei o mesmo com voce.
Grande abraço!
Wanda Monteiro
Caro amigo e senhor,
Muito honrada fiquei pela sua visita ao meu blogue; venho agradecer, sendo certo que não consegui encontrar o "Intimidades" mas vi dar aqui o que também vai de encontro ao pretendido: lê-lo a si!
Devo acrescentar que fiquei surpreendida pelo seu curriculum fabuloso ( bués de fabuloso). Diga-me por favor..acha mesmo tudo aquilo que escreveu sobre o meu blogue? Será que tenho o tal jeito? Honra-me uma vez mais com a sua crítica, dada a sua experiência profissional.
Muito e muito obrigada!!!
Deu-me alento!
Os Anjos não têm costas quando os Anjos estão por trás!
As asas, no entretanto, protegem-nos e impelem-nos a voar!
um anjo
FANTÁSTICO!
um anjo
Olá se recorda de mim? É o Magno Oliveira do Blog Folhetim Cultural, há muito tempo não lhe visito e eu também a ti, como anda seu blog? O Folhetim Cultural a cada dia crescendo. Agora temos espaço para contos, poesias, crônicas, charges e muitas outras coisas que espero que goste.
Blog: informativofolhetimcultural.blogspot.com
E-mail: folhetimcultural@hotmail.com
o Blog agora tem até twitter: twitter.com/folhetimcultura ou @folhetimcultura
Espero por ti abraços!
Olá sou Magno Oliveira responsável pelo Blog Folhetim Cultural, convido lhe hoje a conhecer o nosso blog, que tem além de notícias, tem também atrações culturais. Como poesia, contos, crônicas e muito mais...
Conto com sua visita no nosso espaço.
Blog: informativofolhetimcultural.blogpost.com
E-mail: folhetimcultural@hotmail.com
Twitter: @folhetimcultura e @oliveirasmagno
Henrique, um prazer ter você lá no Cores e Nomes. Hoje, passo para agradecer e seguir-t. Volto com tempo para vasculhar este seu canto.
Um abraço
Uma maravilha: Gostei de ler.
A maneira como contas as coisas-...é sublime!!!
Bj
Olá Camba Antunes.
Gostei muito do que li.
Pela forma e fluidez.
Um texto muito bem "conduzido". O meu aplauso, valeu...
Kandandos
Olá!
Gostei dos seus escritos, já estou por aqui!
Agradeço sua visita e seu comentário tão carinhoso.
Saudações
As vezes nossos sonho não são concretizados, em fim isso aconteceu com o personagem do seu texto.
Eu aqui tomando meu chá de hortelã, de campos em campos passando por relvas acabei chegando aqui neste jardim da sabedoria, do aconchego, passei um belo tempo aqui, então muito obrigada pelo tempo que aqui passei te lendo, e vasculhando todo seu espaço, aqui te leio, te sigo, e sempre que possível te persigo. Parabéns pelo espaço, nas entrelinha leio seu senso de humor, e sua magia de viver.
Com carinho
Hana
Excelente blogue.
Uma escrita fantastica, belas escolhas, muitos parabens
vou voltar...
Oi Henrique
Obrigada pela sua visita, muito gentil!
Escreve muito bem, trânsito caótico em todos os lugares, cidade grande e também do interior, parece ter mais carros do que gente, onde vamos parar?
Um abraço, um ótimo feriado, tudo de bom
¡Hola Henrique!!!
Un bonito relato Cuento o como queramos llamarle. Que también nos habla de algún cornudo.
Viendo la imagen... Le va muy bien lo escrito.
Gracias por compartir tus letras. Fue un placer leerte.
Felices fiestas navideñas y un próspero año 2012.
Un saludo muy cordial. Y se muy feliz.
Quanto prazer em conhecer seu blog, amigão. Gostei muito rss!
Dai, from Brazil ;)
Obrigada pelo carinho no blog.
Tenha uma noite abençoada!
E sobre o bolo.. Ah dessa vez vou ficar devendo hehe
Seguindo tbm ;)
Beijosmil ;*
Belo texto!
Enviar um comentário